O simbolismo da bandeira está tendo um significado mais amplo no Simpósio FENACEF 2023. Além da representatividade brasileira, dos estados e da própria FENACEF, outras bandeiras foram evidenciadas no 43º simpósio da categoria.  

A defesa por um Saúde Caixa mais humano e justo foi a primeira delas. Antes do tradicional desfile dos porta-bandeiras de cada delegação, 1.200 braços se ergueram para clamar por equilíbrio entre o propósito de proteger vidas e os objetivos econômicos do Saúde Caixa, considerado pelos aposentados muito mais do que um plano de saúde.

Com frases de efeito impressas em cartazes como “não à cobrança por faixa etária” e “por mais comprometimento e dedicação aos aposentados”, os mais de 600 participantes do evento se uniram ao movimento nacional em defesa do Saúde Caixa, realizado em todo o Brasil no dia 17 de outubro.

Para Edgard Lima, presidente da FENACEF, o ato tem como base a essência do plano e de seus participantes. “Somos a categoria que mais sofrerá com potenciais variações no modelo do Saúde Caixa. Não podemos permitir que ele migre para um formato que retire subsídios e cobre de acordo com a idade das pessoas. Somos convictos de que, além de ser um plano diferente dos demais, o Saúde CAIXA tem como participantes pessoas que ajudaram em sua criação e que nutriram seu desenvolvimento desde o início”, enfatizou o dirigente.

A bandeira do reconhecimento também se fez presente. Dora Helena, presidente da AGEA e anfitriã do evento, reconheceu a importância de todos os participantes e abriu uma série de homenagens a personalidades marcantes na história da Caixa Econômica, como a Sra. Beatriz Francisca Borba Gonzaga, também conhecida como Dona Beatriz das Consignações, falecida em 2021. Em fala emocionada, a filha, Heloisa Helena de Borba Gonzaga, detalhou quanto sua mãe foi importante na vida de todas as pessoas que a conheceram e repetiu uma frase que mais representava o seu caráter: “A gratidão é a memória do coração”.

Ainda foram homenageados o presidente de honra do Simpósio FENACEF 2023, sr. Antoci Neto de Almeida, ex-presidente da AGEA, e Antônio Carlos Mariani Mansur, ex-diretor eleito da FUNCEF e também ex-presidente da AGEA, falecido em maio de 2022.

Em sequência às homenagens, a palavra foi passada aos membros da mesa de abertura como Francisco Antônio Padilha Barreto, presidente da AMBEP; Ivan Gonçalves Theisen, presidente da ANIPA; e os representantes da FENAG, Fernando Rodrigues de Almeida, da  FENAE, Rita de Cassio Santos Lima, da FUNCEF, Rogério Antônio Vida Gomes, e da CAIXA, Núbia Moreira Rangel. 

Por fim, a abertura do evento foi concluída por Edgard Lima, com a realização de uma retrospectiva de sua gestão na FENACEF e destaque para o propósito do Simpósio. “O simpósio veio para firmar convicção, para trocarmos informações e ideias. Fizemos aqui um movimento maravilhoso em prol do Saúde Caixa. Isso chama-se estratégia de conhecimento, para que possamos eclodir qualquer movimento que o aposentado precise. Queria deixar isso aqui muito bem dito, ao final de nosso trabalho, pois foi um excelente combate, e temos certeza absoluta que a FENACEF vai continuar firme e forte a exercer o direito que ela tem de ser a representante de cada um de vocês”, declarou Edgard, antes de declarar aberto o Simpósio 2023.

Confira abaixo as bandeiras de cada um dos representantes das entidades afins e parceiras da FENACEF, no 43º Simpósio FENACEF.

Antoci Neto, presidente de honra do Simpósio FENACEF 2023

“Hoje é um dia muito especial para mim. Já participei de vários simpósios e sempre me emocionei muito com as homenagens aos colegas aposentados, e hoje chegou a minha vez. Me sinto muito feliz e lisonjeado de ser o presidente de honra do Simpósio da FENACEF, pois é aqui que são debatidos temas importantes que refletem diretamente em nossas vidas”.

Francisco Antônio Padilha Barreto, presidente da AMBEP

Em nome dos 32 mil associados e participantes da AMBEP, agradeço pela oportunidade de estar nesse maravilhoso evento e por aprender com o grande conhecimento que vocês têm. Eu acho que é muito importante essa união, quando vejo esse movimento simbólico que fizemos em defesa da saúde. São esses pequenos eventos que vão trazer um grande resultado para a gente no futuro, principalmente para os aposentados e pensionistas. Eu elogio muito o trabalho que a FENACEF tem feito nessa defesa de seus representados, e a AMBEPE seguirá esse caminho de mãos dadas”.

Ivan Gonçalves Theisen, presidente da ANIPA

“Precisamos chamar a atenção dos políticos de nosso País para os nossos problemas. Nós temos que começar em todos os degraus. Temos que pedir aos vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores, pois a solução tem que ser política. Conclamamos união a todos, para que eles olhem para nós, porque nós que estamos aqui construímos os quase 150 anos da CAIXA e fizemos a CAIXA atravessar bem todas essas crises”.

Fernando Rodrigues de Almeida, presidente da AGECEF/RS

“Quando deixamos de trabalhar na CAIXA, não deixamos de ser CAIXA. Vamos carregar isso pelo resto de nossas vidas. O que precisamos hoje é de união entre todas as entidades, pois todos os dias sofremos vários ataques. Eles vêm através de PLs, PLSs e decretos. A gente consegue derrubar um, e depois vem dois, vem três. É muito ataque, muito assédio. Estamos buscando juntos com vocês uma melhoria para que tenhamos no futuro a nossa aposentadoria sem esses ataques e sem que precisemos nos preocupar com o nosso amanhã”.

Rita de Cássia, diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da FENAE

“O simpósio não é só um espaço de conhecimento, é um espaço de reafirmação, de experiência, de trabalho, de vida, de luta e de união dos empregados da CAIXA. Nesses 162 anos, muitos de nós construímos um legado para todos os trabalhadores bancários da Caixa, isso não é pouca coisa. O Simpósio reafirma essa necessidade, pois, nesse momento, os desafios são enormes e os ataques à empresa não param. Esse é um desafio de agora. Por isso, nós temos que estar juntos e unidos”.

Rogério Antônio Vida Gomes, diretor de Administração e Controladoria da FUNCEF

“Esse sentimento de união é muito importante para uma empresa como a nossa. Qual empresa que a pessoa depois de aposentado estaria aqui lotando esse auditório? Eu não conheço nenhuma. Vocês formam a base e a sustentação dessa construção, e continuam sendo a sustentação de um grande movimento de luta. Essa manifestação do Saúde Caixa foi maravilhosa. Isso prova que vocês têm força e que a nossa CAIXA tem muita força”.

Núbia Moreira Gurgel, Gerente Executiva da CAIXA

“Aqui, eu quero, em nome de nossa presidente Rita e em nome de nosso vice-presidente de Pessoas, saudar a cada um de vocês. Somos duas instituições, CAIXA e FENACEF, e tantas outras aqui representadas, e a gente busca técnicas para melhor atuação. Mas há uma coisa que movimenta a CAIXA e a FENACEF, que são as pessoas, e esse diálogo e ligação, que vai além da empresa, é que nos une. Como diz a Rita, seguimos juntos rumo ao futuro”.