No último dia 22, durante o Conexão FENACEF, em São Paulo, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que está em curso um esforço em conjunto com a FUNCEF para resolver a questão dos equacionamentos pagos pelos aposentados no plano de previdência complementar.

Devido à relevância do evento, além de Carlos Vieira, também estavam presentes os vice-presidentes da Caixa Francisco Egídio Pelúcio (Pessoas) e Marcos Brasiliano Rosa (Finanças), o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, acompanhado dos diretores Jair Ferreira (Benefícios) e Rogério Vida (Administração e Controladoria), e líderes de entidades associativas como Sérgio Takemoto (FENAE), Marcone Apolo (FENAG) e Ivan Theisen (ANIPA).

Valfrido de oliveira, presidente da FENACEF e anfitrião do evento, deu o tom do que estava por vir.

“Todos vieram ávidos por soluções e respostas às nossas indagações. Reunimos milhares de pessoas aqui e nas redes sociais que estão em busca de uma palavra que possa acalmar os ânimos. Precisamos resgatar a dignidade dessas pessoas que construíram essa empresa fantástica que é a Caixa Econômica”, afirmou Valfrido.


Após a fala do anfitrião, chegou a vez do tão aguardado discurso do presidente da Caixa, Carlos Vieira. Empregado de carreira da Caixa Econômica Federal, onde chegou à função de Superintendente Regional da Paraíba, e ex-presidente da FUNCEF, Vieira apresentou em seu discurso grande familiaridade com o público, pois também é aposentado da organização.

Ao entrar no assunto que todos aguardavam, dos equacionamentos, Vieira se colocou na posição do público que o assistia. “Aposentado não é para estar se afligindo, pois ele já deu a sua contribuição. É hora de ter o descanso e a cabeça aliviada para que possa conduzir a vida da forma mais tranquila possível”, declarou o dirigente.

Sobre a solução dos equacionamentos, Vieira se ateve a falar que de fato há iniciativas em curso, juntamente com a FUNCEF, para solucionar o problema.

“Não estamos aqui para falar meias verdades, e sei que Ricardo (FUNCEF) também não. O que mais queremos construir é uma solução, e as partes têm que encontrar um ponto de convergência”, afirmou.


No auge de sua fala, o presidente da Caixa informou que há um horizonte que já está sendo percorrido e que é possível que tenhamos encaminhamentos em breve. “Existe alternativa. A gente pode precisar talvez um horizonte que antes de acendermos a fogueira de São João, isto já esteja resolvido. Sobre esse tema que tanto nos aflige, eu deixo isso, é concreto, é fato, e aos poucos vamos ter como levar isso adiante. A gente já está atrasado”, concluiu Vieira.

Na segunda etapa do evento, a FUNCEF trouxe novas perspectivas para todos os aposentados, por meio da apresentação dos resultados da entidade e respostas a questionamentos recebidos em vídeo e realizados pelos participantes – assunto esse que noticiaremos em breve.

Assista o evento na íntegra do Conexão FENACEF em nosso canal do YouTube, pelo link:

Confira também algumas fotografias da primeira parte do evento.